A campeã das perguntas em relação a segurança é essa...

O que é Segurança do Trabalho?

Segurança do trabalho é composta por agrupamentos de medidas que são usadas na intenção de diminuir os acidentes no trabalha, as doenças de caráter ocupacional, assim como fazer a proteção da integridade e capacidade de trabalhar dos trabalhadores.

A Segurança do Trabalho tem o seu trabalho regido por normas e leis. No Brasil, a legislação é composta pelas Normas Regulamentadoras, leis complementares, assim como portarias, decretos e convenções internacionais da OIT (Organização Internacional do Trabalho) que foram ratificadas pelo país. A constituição de uma equipe de Segurança do Trabalho em uma empresa é exigida por lei e permite a organização, aumento de produtividade e da qualidade do que é oferecido ou servido, além de melhorar as relações humanas no ambiente de trabalho.

Acidentes de trabalho acontecem ou por ato inseguro ou condição insegura. O primeiro é um ato consciente que foge às normas de segurança como subir em um telhado sem cinto de segurança para prevenir quedas, ligar com as mãos molhadas um aparelho elétrico na tomada ou dirigir em velocidades altas. A última é uma condição ambiental que traz perigo ou risco ao trabalhador como a instalação de eletricidade com fios que não estejam encapados, usar máquinas em estado de manutenção precário ou trabalhar em andaime de obras de construção civil que não são feitos com materiais adequados. Ao eliminar essas duas opções, se reduz tanto os acidentes como as doenças e essa é a função da Segurança do Trabalho.