Acidentes podem acontecer na hora em que menos esperamos. Por isso tenha sempre em casa um estojo de primeiros socorros para os casos de emergência. O estojo deve conter pelo menos, esse material básico.

    creme anti-séptico;
    pomada contra queimaduras e picadas de insetos;
    anti térmico para adulto e infantil;
    mercúrio ou mertiolate;
    gaze, esparadrapo, algodão e ataduras;
    curativos adesivos tipo band-aid;
    pinças e tesoura;
    bolsa de gelo e de água quente;
    água oxigenada .

Os acidentes mais comuns:

CORTES E ARRANHÕES - Ferimentos pequenos devem ser lavados com água morna ou oxigenada e depois desinfetados com mercúrio-cromo ou mertiolate. Depois proteja o ferimento utilizando-se de atadura,gaze ou esparadrapo. Certifique-se de que o objeto cortante não esteja sujo ou enferrujado. Neste caso, haverá necessidade de aplicar a vacina antitetânica. Para extrair espinhos ou lascas use uma agulha ou pinça desinfetada  e depois aplique iodo ou álcool no lugar ferido.

HEMORRAGIAS NO NARIZ - Um dos problemas mais comuns, quando se toma muito sol. Em hemorragia de nariz ou Epistache, não se deve colocar a cabeça para trás porque a vítima pode aspirar o sangue. A cabeça deve ser inclinada para frente, e o nariz deve ser pinçado com o polegar e indicador para tentar estancar o sangue (tamponamento). Logo após este procedimento o sangramento se encerra em 3 a 5 minutos.



TORÇÕES - Mantenha a parte afetada erguida e aplique bolsa de gelo ou água fria. Quando o inchaço tiver desaparecido, use toalhas quentes no local para aliviar a dor.

PICADAS DE INSETOS - Na falta de pomada específica, álcool ajuda quando friccionados no local atingido. É bom espremer antes o lugar da picada para retirar o líquido injetado ou ferrão dos insetos. Se o local inchar, você pode colocar compressas de água e vinagre (três colheres de sopa de vinagre para um litro de água).

INTOXICAÇÃO E ENVENENAMENTO - Leve a pessoa para um local arejado. Afrouxe a roupa. Pergunte à vítima o que aconteceu. NÃO deve ser provocado vomito e não se deve dar nada para a vítima beber, nem água. Procure logo um hospital. Em todos os casos de envenenamento e intoxicação deve-se procurar um pronto socorro levando as seguintes informações:

O que foi ingerido
A quantidade ingerida. No caso de remédios, tente descobrir quantos comprimidos foram engolidos.
Quando ocorreu a ingestão
Se puder transportar a vítima ao hospital ou ao médico, leve consigo os frascos do produto envolvido.

Aproveite e anote alguns contatos de centros de referência:
* Centro de Controle de Intoxicações / CCI:
Plantão Médico: 0800 771 37 33 ou (5511) 5012 53 11
Endereço: Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 860
Jabaquara – São Paulo – SP - CEP: 04330-020

* CEATOX - Centro de Assistência Toxicológica do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas:
Contato telefônico: 0800 14 81 10
http://www.ceatox.org.br/




MORDIDAS DE ANIMAIS - Mordida de um animal como o cão , gato ou cavalo deve-se buscar ajuda médica, pois a maioria desses ferimentos pode infeccionar quando não tratada rapidamente. A pessoa mordida pode necessitar de uma injeção antitetânica ou levar pontos. Algumas mordidas podem exigir que a vítima tome injeções anti-rábicas. Mais para se limpar o local agredido deve-se lavar com água e sabão. ( Agressões causadas por animais peçonhentos como cobras, aranhas, escorpiões e outros não se deve passar álcool por sobe o local agredido devido o álcool ajudar a espalhar o veneno. Lave sempre com água e sabão).

QUEIMADURAS - Elas podem ser causadas por calor seco (fogo) ou por calor úmido (vapor, líquidos quentes), eletricidade ou produtos químicos corrosivos. A área atingida deve ser resfriada ou colocando-a sob uma torneira aberta. Não aplique de modo algum qualquer pomada ou creme, nem fure bolhas que possam se formar na pele. Preste muita a atenção em que tipo de queimadura é, pois se for com produtos químicos ou ácidos se deve limpar o locar retirando esses produtos químicos ou ácidos com um pano limpo antes de se resfriar com água. ( Alguns produtos químicos e ácidos reagem violentamente com água.)

Procure urgente ajuda médica se a queimadura afetar uma área extensa, se a pele estiver aberta, muito cheia de bolhas ou carbonizada, ou se a vítima sofrer dores fortes. Mesmo pequenas queimaduras podem causar cicatrizes no rosto e nas mãos, por isso você deve procurar sem demora auxílio médico.
Em casos de choque elétrico, consulte um médico, mesmo que só haja queimaduras leves.

Normalmente, a temperatura do corpo é constante, por volta dos 37ºC. Durante exposição prolongada ao frio, o corpo pode perder mais calor do que pode produzir; logo, a temperatura cai. Isto é chamado de hipotermia. A hipotermia exige cuidados médicos urgentes, mas antes você deve abrigar a vítima do frio, isolando-a do chão se estiver no ar livre. Dentro de casa, remova quaisquer roupas molhadas e troque-as por roupas quentes e secas ou agasalhe a vítima com cobertores. Se ela estiver consciente, dê-lhe goles de bebida quente e doce, não alcoólica.