A consultoria representa inúmeras vantagens para o cliente, pois caracteriza-se sobretudo por exercer uma visão externa atuando na sua empresa, permitindo desta forma uma percepção mais crítica da realidade em relação aos envolvidos na rotina, que já estão acostumados e não percebem mais a existência e a ação de fatores indesejáveis que podem comprometer a normalidade e a confiabilidade dos processos, exercendo influências negativas nos resultados.

Os serviços de consultoria de um modo geral, podem ser avaliados como recursos eficazes e decisivos, se considerarmos a necessidade inquestionável e cada vez maior das empresas melhorarem o seu desempenho, a sua produtividade, as suas orientações táticas e estratégicas, e seus planos de ação, procurando sempre inovar e agregar mais valor aos seus produtos oferecidos ao mercado.

Por outro lado, nenhum empresário deve ter a ilusão de que, ao contratar uma consultoria externa, terá uma empresa, ou um processo de trabalho inteiramente novo, confiável e eficiente, sem contudo participar diretamente, empenhando-se e não medindo esforços no apoio ao desenvolvimento dos trabalhos previstos.

Destacamos que os trabalhos de consultoria somente apresentarão resultados se forem desenvolvidos em conjunto com o cliente, de forma coesa e transparente, evitando grandes surpresas na apresentação final do trabalho, caso contrário, será perceptível a postura de ausência e indiferença do cliente durante o desenvolvimento das etapas do trabalho, não vivenciando nem aprendendo o que deveria com o consultor.

Na atualidade, a competitividade e os diferenciais oferecidos pelas empresas são considerados como elementos chaves para o sucesso de qualquer negócio, enganando-se aqueles que pensam que a busca por mudanças e aperfeiçoamentos somente devem ser realizadas por grandes empresas, pois, entendemos que todas as organizações empresariais devem perseguir este objetivo independentemente do seu porte ou da sua atividade.

Todos os processos de consultoria em empresas devem cumprir algumas etapas fundamentais para a obtenção dos resultados esperados, iniciando-se pela escolha criteriosa da empresa especializada que prestará os serviços, a realização das entrevistas iniciais com o objetivo de definir claramente os rumos do trabalho e a projeção dos resultados, o levantamento de dados e informações, a elaboração das propostas técnica e comercial, e as reuniões finais para a formalização do negócio após a constatação que os interesses das partes foram claramente expostos e aceitos.

Outras vantagens a serem consideradas na contratação dos serviços de consultoria são a imparcialidade na análise dos problemas diagnosticados, neutralidade absoluta, experiência com os trabalhos realizados em outras organizações, atenção concentrada nas tarefas estratégicas, considerando que o consultor procura problemas, negocia soluções e alavanca as mudanças necessárias.

Ainda nesta etapa, é importante ressaltar que o núcleo essencial dos serviços reside na realização de diagnósticos técnicos e de gestão, no planejamento estratégico das mudanças e na implementação de ações que devem ser obrigatoriamente acordadas entre o responsável pela consultoria e o cliente.

Concluindo, destacamos 10 fatores divididos em vantagens e cuidados a serem considerados pelo cliente antes da contratação dos serviços de consultoria, e durante o seu andamento:

a) Reflita e analise bem os motivos que criam a necessidade de se contratar uma consultoria.

b) Tenha absoluta clareza dos seus objetivos com a consultoria para poder apresentar ao consultor, visando o direcionamento correto dos trabalhos.

c) Analise se o problema diagnosticado não pode ser solucionado a contento internamente.

d) Procure uma consultoria que tenha boas referências no mercado.

e) Pense bem na relação custo-benefício que a consultoria está propondo.

f) Somente decida pela contratação da consultoria se você estiver realmente disposto a trabalhar juntamente com o consultor no planejamento, nas decisões e na implementação e mobilização dos envolvidos.

g) Mantenha-se constantemente inteirado em relação ao desenvolvimento dos trabalhos, dos próximos passos do consultor, e se os objetivos estão gradativamente sendo alcançados.

h) Forneça todas as informações necessárias e seja absolutamente transparente com o consultor.

i) Reflita se você e os seus colaboradores estão realmente dispostos e preparados para as mudanças que eventualmente sejam propostas.

j) Após a conclusão dos trabalhos, continue aferindo e monitorando os resultados das mudanças, e realizando as alterações de rumo sugeridas pelo consultor.