Uma residência pode esconder vários perigos que simplesmente não nos damos conta que existem ou fazemos vista grossa. Cabos, canos, fios, instalações elétricas, hidráulicas, de gás, tudo pode representar um risco invisível à família. Os dados do Sistema Único de Saúde (SUS) confirmam: aproximadamente 40% de todos os acidentes acontecem dentro de nossa própria casa.

Os locais com maior probabilidade de acidentes são a cozinha e o banheiro. Na cozinha, normalmente, há risco de queimaduras no fogão ou com panelas, além de quedas e escorregões provocados pelo chão molhado. No banheiro, o risco de quedas é ainda maior especialmente para crianças e idosos. Por isso, cuide para deixar estas áreas bem iluminadas e sempre secas.


                                  


Separamos algumas dicas do Inmetro sobre cuidados que você pode (e deve) tomar para não engrossar as estatísticas de acidentes domésticos. São sugestões simples que envolvem apenas prevenção. Lembre-se: quaisquer instalações ou reparos devem ser sempre realizados por profissionais especializados.



Cuidado na hora de limpar eletrodomésticos

A limpeza de eletrodomésticos com lâminas (como liquidificadores e multiprocessadores) após o uso requer atenção redobrada. Não se esqueça de sempre retirar o plugue da tomada nestas ocasiões e também quando os eletrodomésticos não estiverem em uso por tempo prolongado.




Líquidos quentes no micro-ondas

Tenha cuidado ao retirar líquidos quentes de dentro do micro-ondas e use neste tipo de forno somente utensílios apropriados. Alumínio, inox, entre outros materiais não podem ser utilizados. Consulte o manual do aparelho se houver alguma dúvida.



 Alimentos com casca no forno micro-ondas

Os alimentos com casca ou película (batatas, pimentões, ovos cozidos, salsicha, entre outros) devem ser perfurados com um palito ou garfo antes de serem colocados no forno micro-ondas porque podem estourar quando aquecidos provocando queimaduras.



Jamais puxe o fio da tomada ao desligar um aparelho

Não ligue aparelhos elétricos com as mãos ou o corpo molhados ou ainda se estiver pisando no chão úmido. Vale lembrar novamente: ao desligar um aparelho jamais puxe o fio da tomada.



Uso contínuo do ferro quente pode causar acidentes

O uso continuado do ferro de passar pode causar acidentes. Passe, em primeiro lugar, as roupas que necessitam de maior calor, depois desligue o ferro e passe o restante das roupas com o calor acumulado no ferro. Essa atitude, no dia a dia, gera uma boa economia na conta de luz. Jamais deixe-o esfriar em locais baixos ou de fácil acesso para crianças ou animais de estimação.
                                                      
 
 Panela de pressão

Limpe periodicamente os furos da tampa da panela de pressão. Os furos na válvula devem estar desentupidos para permitir a saída do vapor interno.



Não limpe o congelador com objetos pontiagudos

Não use objetos afiados ou pontiagudos, como facas ou garfos, para remover o gelo do congelador. E evite o hábito de colocar roupas ou sapatos atrás do motor do refrigerador para secar, pois isso pode causar graves acidentes e até incêndios.



Cafeteira deve ficar sempre sobre superfície seca

A cafeteira deve ficar sempre sobre superfície seca. Líquidos próximos do aparelho podem causar um mau funcionamento e ainda curtos-circuitos. Cada eletrodoméstico ou eletroeletrônico deve ter seu espaço específico. Não coloque um sobre o outro e nem obstrua suas saídas de ventilação.

 

Jamais deixe algo cozinhando sem supervisão

Jamais deixe algo cozinhando sem supervisão e sempre mantenha os cabos das panelas voltados para dentro do fogão. Evite cozinhar usando roupas de tecidos sintéticos que sejam facilmente inflamáveis. Não se esqueça de guardar as facas em gavetas de difícil acesso (preferencialmente com travas) e sempre com o fio de corte para baixo.

 
 Latas de aerosol expostas ao calor

Nunca deixe latas de aerosol expostas a calor excessivo, seja ao sol ou dentro de caixas ou gavetas. Há risco de explosão dessas latas. Jamais tente recarregar ou abrir latas de aerosol ou pressurizadas.




 

Fonte - Redação msn - http://estilo.br.msn.com/
Fotos por - Thinkstock


Essas dicas vão de encontro especialmente com as mulheres super atarefadas de hoje em dia que também trabalham fora, e que na correria do dia a dia acabam se esquecendo da segurança no lar.