Turbine sua carreira

Atualmente a atividade que mais ocupa o nosso dia é o trabalho. Pesquisas recentes demonstram que passamos mais de 60 % do tempo ligados direta ou indiretamente ao trabalho, alguns vão ainda mais longe e dizem que nunca realmente paramos de trabalhar, pois com a entrada da telefonia móvel e internet hoje estamos disponíveis 24 horas por dia. De qualquer modo não podemos negar que todos nos queremos ser bem sucedidos na carreira que escolhemos sendo assim vamos á algumas dicas que podem ajudá-lo a turbinar a sua carreira. 

Planejamento
Existe uma máxima em planejamento que diz que se você não sabe aonde ir qualquer lugar serve, isso significa que antes de você descobrir para onde quer ir você tem que saber onde está. Faça uma auto-analise de suas competências e talentos. O auto-conhecimento é essencial para o sucesso da sua carreira. Conhecer seus pontos fortes para poder utilizá-los e direciona-los melhor, e seus pontos fracos para poder desenvolvê-los. Saiba na maioria das vezes para onde está indo, estabeleça objetivos claros, eles são o seu ponto de referencia. Escreva-os e siga-os como uma receita culinária, um passo atrás do outro. 

Estude sempre
Existe uma ilusão estudantil de que depois de formado não se estuda mais, ao contrario temos que estudar ainda mais. O conhecimento é dinâmico necessita de atualização freqüente então para isso faça cursos, pós-graduações, MBA, participe de grupos de discussão enfim, teste sempre que possível seu conhecimento e adquira outros, aprenda a mudar de idéia e abrir a mente para novas formas de pensar e fazer. Recicle-se diariamente não deixe seu cérebro enrijecer.

Inove
Seja Pioneiro. Ser inovador é fundamental em um mundo que vive constantes mudanças. A única certeza que temos na vida além da morte é que tudo muda. Esteja atento á realidade de seu mercado para poder perceber a mudança enquanto elas estão ocorrendo e tente desenvolver, hoje, as competências que serão necessárias amanhã. A Kodak demorou em assumir que o mercado de filmes estava em extinção e que a era digital era irreversível. 

Faça Networking
Aprenda a cultivar um circulo de relacionamentos se dedique a auxiliar às pessoas ao seu alcance, sempre esteja disposto a conhecer pessoas novas. Nunca saia de casa sem seus cartões de visita. Mantenha contato com seus amigos regularmente não apenas nos momentos que precisa deles, lembre networking é uma via de mão dupla. Lembre-se que ninguém alcança o sucesso sozinho, peça ajuda ás pessoas não tenha vergonha de aprender dizendo “eu não sei” quando necessário. Procure ter um padrinho ou mentor, alguém com quem possa aprender e que possa lhe ajudar a crescer profissionalmente. Pode ser um professor, colega enfim uma pessoa que você confie.

Leia e escreva
Ler é saber. Ler é essencial. Ler é estimulante. Ler é enriquecer a mente. Ler é trocar. Ler não é só receber. Ler é comparar as experiências. Ler é dialogar. Ler é exercitar o discernimento. Ler é mergulhar em mundos novos e aprender. Ou seja, LER é essencial para a vida. Mas somente ler não basta mais nos dias de hoje, você tem que escrever. Escreva para jornais, revistas, crie seu blog enfim tente ser um especialista em alguns assuntos, almeje ser uma referencia na sua área.

Acredite em você
Acredite em você mesmo, pois se não fizer isso ninguém irá fazê-lo por você. Seja entusiasta aprenda a defender suas idéias com vigor e paixão, assim será mais fácil mobilizar as pessoas. O entusiasmo melhora o seu desempenho e das pessoas ao seu redor. As pessoas não crescem e se desenvolvem sozinhas, não seja egoísta você somente poderá crescer se as pessoas a sua volta também o fizerem, se isso não ocorrer você não durará muito tempo.


Autor: Roberto Recinella