Algumas empresas nos solicitam o Cálculo de ATPV para que possam regularizar a empresa nesse quesito, mais esse calculo não é assim tão simples de se fazer e aplicar, é necessário o respaldo de profissional qualificado e deve ser laudado e emitido ART, sendo assim não é de qualquer forma que se faz e nem por qualquer pessoa.

Para que um eletricista esteja trabalhando de forma segura sem que haja risco de sofrer queimaduras provocadas por um eventual Arco Elétrico, ele deve estar usando uma vestimenta que atenda a categoria de risco existente naquele local de trabalho para isso deve-se efetuar o levantamento das correntes de curto-circuito em pontos específicos das instalações e efetuar os cálculos necessários para o correto dimensionamento das proteções que deverão ser utilizadas pelos profissionais da área elétrica do estabelecimento inspecionado para efeito de atendimento às prescrições da NR 10 da Portaria 598/04, da Lei 6514/77 que alterou Capítulo V do Título II da CLT - Consolidação das Leis do Trabalho.

Não compre roupas especiais sem antes se ter uma informação correta sobre qual o ATPV correto e seguro para o pessoal da manutenção elétrica de sua empresa.


EPI e o seu ATPV - Arc Thermal Perfomance Value

A nova NR10 estabelece em seu item 10.2.9.2 que os EPI devem contemplar a inflamabilidade ou seja, os EPI devem ter um mínimo de capacidade de diante da ocorrência de arcos elétricos e outras formas de calor. A essa capacidade, dá-se o nome de ATPV, ou Valor de Performance para Arcos Térmicos.

Para segurança dos trabalhadores, é recomendado que todos os quadros elétricos e locais de serviços elétricos, possuam uma placa de sinalização indicando qual o nível de Energia Incidente presente no local e qual o ATPV do EPI que deve ser utilizado no local.

A norma NFPA70E, em seu Artigo 110.16, estabelece a obrigatoriedade de painéis em geral que requeiram avaliação, ajuste, intervenção ou manutenção enquanto energizada serem sinalizadas com advertência sobre os riscos de arco elétrico ao pessoal qualificado

Como determinar o ATPV de cada local / painel?

O ATPV do EPI deve ser determinado a partir do potencial de energia que pode ser gerado num determinado circuito elétrico quando da ocorrência de um arco voltáico. O potencial de energia é estimado em função de diversos parâmetros elétricos e físicos das instalações elétricas, em cal/cm2, e o denominamos de Energia Incidente.

Há diversos modelos matemáticos e programas computacionais para esse fim, devendo o melhor método ser aplicado em função das características de cada instalação. O cálculo deve ser efetuado por Engº Eletricista que deve emitir um laudo para evitar futuras demandas trabalhistas.

NFPA 70E quanto o IEEE 1584 tratam do cálculo da energia incidente da instalação. Para a especificação e testes do EPI temos, entre outras, as normas IEC 61482-2 e ASTM.
Lembrando que o assunto envolve vidas, deve ser tratado com toda a cautela possível para que não haja erros ou falhas.

Para um bom entendimento sobre o assunto, recomendo a leitura da standard NFPA-70E. Caso contrário, pesquise no google por "ATPV Luiz Tomiyoshi", vc encontrará um artigo do sr. Luiz (grande engenheiro que desenvolveu o assunto no Brasil) muito bom para a aplicação do método IEEE 1584a. Ou acesse o link Clique Aqui o material é de fácil entendimento e didática clara.

Espero que tenha ajudado a esclarecer algumas duvidas e dado também algum direcionamento para esse procedimento importante dentro de nossas empresas.