A Alpha Seg Treinamentos realizou no sábado dia 15/06/2013 para a Turma de Bombeiro Profissional Civil de Santa Bárbara D’Oeste e Limeira – SP  o Exercício Simulado determinado START – Simples Triagem e Rápido Tratamento.

O exercício contou com  a presença dos instrutores Elisvaldo Pereira ( Bombeiro Profissional Civil – Técnico em Segurança do Trabalho ), Alexandre Pelozi ( Bombeiro Profissional Civil – Técnico em Segurança do Trabalho )  e Eduardo Mendes ( Coordenador de Cursos Alpha Seg – Bombeiro Profissional Civil – Técnico em Segurança do Trabalho ) e também com a presença  dos figurantes a vitimas do Projeto Kayde de Nova Odessa – SP e de participantes que simpatizam com as aulas de Bombeiro Profissional Civil.

START - Simples Triagem e Rápido Tratamento 

OBJETIVO - Consiste em realizar a triagem  em uma situação de múltiplas vítimas e estabelecer a priorização em  local de múltiplas vítimas onde houver recursos disponíveis.

TRIAGEM - Processo utilizado em situações onde a emergência ultrapassa a capacidade de resposta da equipe de socorro - acidentes com múltiplas vítimas. Utilizado para alocar recursos e hieraquizar vítimas de acordo com um sistema de prioridades, de forma a possibilitar o atendimento e o transporte rápido do maior número possível de vítimas.

MÉTODO START- Sistema de triagem criado pelo “HOAG MEMORIAL HOSPITAL” e o CORPO DE BOMBEIROS de NEWPORT BEACH - Califórnia. Modelo adotado pela Associação de Chefes de Bombeiros do Estado da Califórnia nos Estados Unidos da América.

CARTÃO DE IDENTIFICAÇÃO - Após a observação inicial por parte do pessoal médico ou bombeiros, cada vitima deverá ser etiquetada com um dispositivo designado por etiqueta de triagem. Isto identifica o paciente e o seu diagnóstico e identifica também a prioridade do paciente em relação ao tratamento médico e à evacuação do local do acidente.

PRIORIDADE POR MEIO DE CORES
VERMELHA: Prioridade. As vítimas apresentam sinais e sintomas que demonstram um estado crítico e necessitam tratamento e transporte imediato;
 
AMARELA: Segunda prioridade. As vítimas apresentam sinais e sintomas que permitem adiar a atenção e podem aguardar pelo transporte.

VERDE: Terceira prioridade. As vítimas apresentam lesões menores ou sinais e sintomas que não requer atenção imediata;

PRETA/CINZA: Sem prioridade. As vítimas apresentam morte clínica, lesões obviamente mortais. ( alguns paises utilizam a cor BRANCA ).

Aqui no Brasil já tivemos acidentes denominados de START um deles foi o acidente com a avião da TAM em  17/JUL/2017 (Queda do avião da TAM em Congonhas-S.P. - Vitimas: 199 mortos  ), outro conhecido Osasco Plazza Shopping 11/JUN/1996 (Vítimas: 45 mortas e 482 feridas  - Viaturas: 69 - Homens:288 ) entre outros.








Bom, essa foi uma simples explanação sobre o assunto do exercício simulado START aplicado no curso de Formação de Bombeiro Profissional Civil. Para maiores informações é só continuar a ler nossas noticias no blog.