Apresentamos a seguir algumas regras essenciais que devem ser cumpridas diariamente pelos operadores antes das operações, visando conferir se os equipamentos encontram-se em condições seguras para operação.

Entendemos que é da competência dos SESMTs desenvolver um Check-List para inspeção em conjunto com a Supervisão do setor onde os equipamentos operam, e a Supervisão de Manutenção, e em seguida, divulgar este Check-List para os operadores e instruí-los quanto a sua aplicação e o trâmite que este documento deverá cumprir após o seu preenchimento.

Para o pleno sucesso desta medida preventiva, é essencial que os operadores tenham sido adequadamente treinados e conheçam as características técnicas e operacionais dos equipamentos que operam, além disso, o Setor de Manutenção deve estar devidamente preparado para corrigir eventuais problemas mecânicos ou elétricos identificados por ocasião das inspeções pré-operacionais.

A implantação de um Check-List requer planejamento, disciplina e comprometimento de todos os profissionais envolvidos de forma a assegurar a mais absoluta segurança e confiabilidade das operações de içamento de cargas.
 
Regra 1
Conferir o estado geral da botoeira, controle remoto ou painel de comandos no caso de Ponte ou Pórtico com cabines.

Regra 2
Conferir o funcionamento do botão de emergência existente na botoeira, controle remoto ou no painel de comandos, além da chave geral que deve existir na cabine em local de acesso fácil do operador.

Regra 3
Conferir o funcionamento do alarme sonoro e visual. (Giroflex na cabeceira do Pórtico que translada no piso)

Regra 4
Conferir o funcionamento dos botões de comando de todos os movimentos.

Regra 5
Conferir o funcionamento de todos os dispositivos limitadores dos movimentos existentes na translação longitudinal (Ponte ou Pórtico), translação transversal (Trolley) e na vertical (Gancho)

Regra 6
Conferir o funcionamento dos freios dos movimentos de translação longitudinal e transversal (Trolley) e observar os espaços de frenagem após a desaceleração.

Regra 7
Conferir o funcionamento dos freios do mecanismo de elevação, em seu movimento de descida da carga, e observar os espaços de frenagem após a desaceleração.

                                                                                                                        

 Regra 8
Conferir os batentes de fim-de-curso existentes nas extremidades dos caminhos de rolamento, e os amortecedores existentes nas extremidades das cabeceiras das Pontes, Pórticos e de seus respectivos Trolleys.


Regra 9
Conferir visualmente as condições dos cabos de aço do mecanismo de elevação, sobretudo nos pontos críticos de contato com as polias da caixa de gancho.

Regra 10
Conferir visualmente, quando possível, o funcionamento do guia de enrolamento do cabo de aço no tambor.

Regra 11
Conferir o estado geral dos ganchos principal e auxiliar, o seu movimento de giro 360º e o estado e funcionamento das suas travas de segurança.

Regra 12
Conferir visualmente os caminhos de rolamento da Ponte, do Pórtico e de seus Trolleys.

Regra 13
Conferir a posição de perpendicularidade (esquadro) da Ponte e do Pórtico, em relação aos seus batentes de fim-de-curso.

Regra 14
Conferir a sinalização, o acesso e o funcionamento da chave geral que corta a energia do barramento elétrico da Ponte e do Pórtico.

Regra 15
Conferir a sinalização de alerta de segurança que deve existir ao longo do percurso da Ponte e do Pórtico.



Recomenda-se colocar no rodapé do Check-List o seguinte alerta para os operadores:

"Em nenhuma circunstância opere a Ponte ou Pórtico Rolante com problemas mecânicos ou elétricos, ou ainda, qualquer outro problema que possa influir na segurança das operações.


Comunique imediatamente o problema identificado ao Supervisor do setor".