Os riscos no ambiente laboral podem ser classificados em cinco tipos, de acordo com a Portaria Nº 3.214, do Ministério do Trabalho do Brasil, de 1978.

Esta Portaria contem uma série de normas regulamentadoras que consolidam a legislação trabalhista, relativas à segurança e medicina do trabalho.

Encontramos a classificação dos riscos na sua Norma Regulamentadora Nº 5 (NR-5): Portaria N.º 25, de 29 de Dezembro de 1994. E também a Lei 6.514 de 22/12/77.

Agentes de Risco ou Riscos Ambientais: são substâncias ou elementos que estão presentes no ambiente de trabalho e quando acima dos limites de tolerância, podem adoecer o trabalhador. Mas isso pode demorar anos para se manifestar depende de fatores como:
Tempo que o trabalhador fica exposto a um ou mais agentes, Concentração, Intensidade, etc.

Limite de Tolerância: É a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral.

Risco: Considera-se uma ou mais condições de uma variável(situação) com potencial para causar danos. Esses danos podem ser entendidos como lesões a pessoas, avarias em equipamentos ou estruturas, perda de material em processo de produção ou redução da capacidade de desempenho de uma função predeterminada. Havendo risco, haverá possibilidade de ocorrerem efeitos adversos.

Vamos conhecer agora cada Risco Ambiental e seus Agentes de Risco

Risco Físico ( cor Verde ): 
Formas de energia perceptíveis ao sentido humano: ruído, vibrações, pressões anormais, temperatura, radiações ionizantes e radiações não ionizantes; umidade;

Risco Químico ( cor Vermelho ): 
Substâncias químicas que estão presentes no ambiente são classificados em gases, vapores e aerodispersóides (estes últimos são subdivididos ainda em poeiras, fumos, névoas, neblinas, fibras); podemos entender os agentes químicos como todas as substâncias puras, compostos ou produtos (misturas) que podem entrar em contato com o organismo por uma multiplicidade de vias, expondo o servidor;

Risco Biológico ( cor Marrom ): 
são os agentes que se apresentam na forma de microorganismos e parasitas infecciosos vivos e suas toxinas, tais como: bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários e vírus, entre outros organismos, que podem penetrar no corpo humano através da pele, mucosas, por ingestão ou por via respiratória; agentes estes que os servidores estão de forma habitual ou permanente em contato.

Risco Ergonômico ( cor Amarelo ):
Agentes ergonômicos são os que fazem a relação direta homem x postos de trabalho e que possam interferir negativamente nos trabalhadores tais como: esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso, exigência de postura inadequada, controle rígido de produtividade, imposição de ritmos excessivos, jornadas de trabalho prolongadas, monotonia e repetitividade e outras situações causadoras de stress físico e/ou psíquico.

Risco de acidente ( cor Azul ): 
Situações da estrutura física que influenciam na ocorrência de acidentes como: arranjo físico inadequado, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inadequadas ou defeituosas, iluminação inadequada, eletricidade, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado, animais peçonhentos, outras situações de risco que poderão contribuir para a ocorrência de acidentes.



É por aqui que conseguimos fazer a Elaboração do Mapa de Risco, Levantamento dos Riscos Ambientais do PPRA entre outros.
Conhecendo um pouco mais cada risco ambiental e seus agentes de risco poderemos assim dar melhores condições de segurança para o trabalhador.